28/04/2009

SAUDADES DE FUTURO

Vagabundeando pela babugem arenosa,
Caminho, peregrino, sem rumo, pára-quedista
Quem sabe, se levado pela mão dum destino
Numa amena alpardinha de brisa bonançosa
Inebriado pelo fresco odor da iodada maresia
Recordo, penso, projecto e caminho,
Levado pelo canto das ondas - doce hino
Dos mares - pelo embalo de toda a poesia,
Que constrói um verso de luz, suave e fino.
Como se as cores nada tivessem do artista,
Que há tanto as gesta em seu ninho
Lá, na praia, deixei os quatro elementos:
A água, o ar , a terra e o jovem fogo.
De lá me trouxe olhares, sentimentos,
Numa perfeita sintonia. Na cor, um jogo
De mil recordações, outras tantas lembranças...
Quem sabe!... Na pegada doutras infâncias
A tela translúcida de mil tormentos.
Ali, onde um ser concentra toda a existência,
Nesse fim de tarde dourado de puro,
Dum passado projectado nas distâncias,
Quem sabe se não será saudades de futuro?!...

28-04-2009

7 comentários:

  1. Mudanças na casa, pára-quedista? Qual vagabundo nunca satisfeito com o chão que pisa no presente, porque o passado lhe faz desejar o futuro?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Vagabundo ou peregrino, não interessa. A verdade é que a tarde ou a babugem do mar ou a saudade do que há-de ser fez versos de luz para iluminar o tempo, alpardinha já, mas tempo, portanto vida.
    E se os elementos ficaram na praia, sepultados na maré que enchei, a sua alma pousou nas palavras e fez-se poesia.

    ResponderEliminar
  4. Alpardinha? :( ainda vou a tempo de aprender... e fui ver e já sei! Sendo madeirense, tinha obrigação de saber :(
    Mas, mais importante, passei por este blogue e por aqui fiquei a perder/ganhar tempo a seguir o voo do pára-quedista: é bom haver sítios assim :)

    ResponderEliminar
  5. Também desconhecia o termo. Perguntei em plena sala de professores: há aqui algum madeirense de gema? O que quer dizer esta palavra? Só o Sr. P. (da tarde/noite) me esclareceu. O que uma pessoa aprende....

    ResponderEliminar
  6. Oh. esqueci-me de uma situação incrível(para mim, que sou lenta, às vezes): enquanto fazia a pergunta do comentário anterior, a S. de ET, foi ao google. Encontrou rapidamente a resposta e começou a ler. Sabem o que era? Os versos do Jordas!!

    ResponderEliminar
  7. Jordas, podes acertar o relógio? São quase 8:00 da noite e não meio-dia. É que a essa hora eu devia estar a trabalhar, com livro de ponto assinado, e alguém do CE pode pedir-me contas...

    ResponderEliminar